terça-feira, maio 23, 2006

Pergunto ao meu segundo filho...

Como vou pagar mais uma mensalidade de colégio, porque jamais me atreverei a roubar à avó a força de vida que ainda lhe resta (e merece gozar em paz)?

Como entretenho duas crianças entre as 17h30 e as 20h30, enquanto faço o jantar, preparo banhos, dou banhos e limpo lágrimas não sei de quem, porque o pai tem de trabalhar até tarde, e o orçamento não estica até à empregada, mulher-a-dias, nem mulher-a-horas sequer?

Que será de nós se o acaso te trouxer até este mundo na companhia de um terceiro (em três gerações, a família contabiliza já QUATRO pares de gémeos!)?

A quem dou de comer primeiro: Ao mais pequenino? Ao mais despachado? Ao que grita mais alto?

Como posso garantir a cada um dos meus filhos momentos de atenção exclusiva, ainda que breve?

Como?...

Eu sei que não faltarão vozes experientes a dizer-me que com calma tudo se faz e cria, que é tudo uma questão de organização e algum sacrifício. Acontece que a metáfora das águas calmas não tem nada a ver comigo; o dinheiro não cresce nas árvores nem germina como feijão; o caos toma conta da minha casa com demasiada facilidade; e, francamente, sinto-me no limite da minha capacidade de sacrifício...

Enquanto não te conheço, enquanto não existes, vou tentar dar resposta a cada uma das perguntas que me atormentam a consciência... tenho até final do ano. Não te preocupes. As coisas compõem-se e tu hás-de chegar.

P.S.: Atenção ao bold! No entanto, aceito e agradeço os parabéns... Afinal de contas, um filho começa por nascer na nossa cabeça, antes mesmo de o gerarmos no nosso ventre. Estamos, portanto, grávidos de vontade de nos lançarmos à aventura. A viagem tem início marcado lá para o final do ano.

22 comentários:

Jolie disse...

Bem se não queres que te diga que provavelmente vai ser mais fácil do que estás à espera, dou-te apenas dois conselhos:

- nas três horas fazes justamente o que disseste: preparas o jantar (batido de atum é rápido), preparas os banhos e deixas-os de molho. Prolongas o tempo que eles estão lá dentro até ao limite máximo de encarquilhamento das mãos. O resto do tempo ocupas-te a limpar lágrimas e a desesperar pela chegada do marido.

- quando for para dar de comer, o que come primeiro é, definitivamente, quem berrar mais alto.

Mas o melhor é jogares no euromilhões... ficavam os problemas todos resolvidos :p

Fitinha Azul disse...

a tua última frase diz muita coisa "As coisas compõem-se..."...eu daqui a 2 anos tenho a 2ª no colégio até lá tudo se há de resolver porque basta querer e não se pode pensar muito;)

dia-a-dia disse...

Ai, Dona Redondinha!... Eu com o teu espírito ia já no 5º filho, com trigémeos pelo caminho e tudo!

;)

barbarayu disse...

Não tenho conselhos para te dar. Até porque me identifico contigo e "já" estou com o segundo nos braços :)

Olha, com sentido de humor "a gente vai levando" como dizem os brasileiros :P

p.s. - mas aqui para nós: vale a pena :) se bem que com uns troquinhos a mais a coisa fosse mais fácil :p

Joana disse...

Não consigo perceber se já é altura de parabéns ou não, embora perceba bem o teu post e a tua angústia.
Também não sei como se fazem essas coisas, que nem um tenho, mas espero que se façam sem azares de maior, com calma e com muita felicidade. É isso que te desejo! :))
Beijinhos!

LP disse...

Olha que não te digo que tudo se compõe até porque para os meus lados o impacto do 2º filho foi ainda maior que o do 1º. Mas como já disseram, com ginástica, suor, carteira mais vazia e muitas gargalhadas nos momentos mais complicados, a coisa resolve-se.

Eu estou quase quase a ter uma conversa dessas com o meu 3º...

S.A. disse...

Eheheheheh.... ;p

Alda Benamor disse...

Eu não sei que te diga... para quase tudo há saída, com excepção do dinheiro que não estica... se levarmos as coisas com sentido de humor é mais fácil, por isso as soluções da Costinhas parecem-me 'de mestre', hehe!

Eu só te digo que tenho quatro e, se pudesse, tinha mais um em breve!

Não é fácil, não é perfeito mas é possível. E dá tempo ao tempo, como tu dizes, tudo se há-de compor!

Anónimo disse...

não respondo porque não me sinto capaz de o fazer.

mas gosto muito, muito de te ler.

Lipa disse...

Confesso que no final do texto fiquei logo com vontade de te da os parabéns mas depois fiquei na dúvida! Ora..."até ao fim do ano"...hmmm...mês 5 + 9...14...se dezembro é mês 12 o segundo chegaria em Fevereiro...ou será que o "até ao fim do ano" é o tempo que prevês até começarem em treinos...ok ok vou deixar de tentar adivinhar...

Em relação às tuas dúvidas acho que te posso dizer que são comuns a todas as mães que pensam ter mais de um filho, eu inclusivé!!! Entretanto vou tentando aprender qualquer coisita por aqui ;)

InêsN disse...

ai, ai...

o que eu li foi: "enquanto não te conheço" blablabla "tenho até final do ano"...

vais conhecer o teu 2º filho no final do ano?? é isso????

éééé???????

(o resto não comento...não me sinto capaz :p)

Zuza disse...

isto escrito assim só me apetece dizer: PARAB...!!!! Posso??? Posso???
O resto é retórica. Importante. Pertinente. Mas para a qual só vcs terão respostas.
Eu sinto quase o mm em relação ao 3º ;)
Posso???

BichinhoS da Fruta disse...

Olá! Gosto muito deste cantinho até porque (aí vem clichet ;)) temos umas "coisitas" em comum :)) Resolvi dizer simplesmente um olá, que "estou contigo" e que me sinto mais acompanhada por saber que as minhas dúvidas não são assim tão rebuscadas...
*s
PS: o final do ano... ai o final do ano e o início do próximo... ;)))

Tita Dom disse...

Como não sou experiente nessa materia não ter vou dizer essas coisas que estás á espera de ler.
Mas sei uma coisa, certamente és e serás uma optima e maravilhosa mãe.

Anónimo disse...

Parabéns.
Não te angusties.
O que se complica não é tanto o tratar dos dois pois a prática vale ouro.
As preocupações aumentam 4 vezes mas a felicidade e o amor não têm limites.
Poderia continuar interminavelmente a enumerar-te o que o teu coração já te diz.
Descontrai pois o que te vai acontecer é algo de muito bom e o resto vai-se construindo.
Aliás, não é isso que todos nós fazemos?

Francisca disse...

Não penses nisso, mulher. Quando tiveres o segundo vais perguntar-te como algum dia te deu para fazer (estas) perguntas.

Flores disse...

Sem parabéns. Que antecipados dá azar. Dizem, dizem q eu cá ñ percebo nada disso.

Dúvidas haverá sp. O importante é mm essa predisposição.

InêsN disse...

ohhh :o(

:pppppp

Raquel disse...

Pois...a minha viagem tb só estava pensada para meados deste ano e entretanto vou chegar aos meados grávida de 5 meses e meio.
E quanto ao resto, imitando o q a outra costuma dizer "Isso agora não interessa nada!" lololol
Eu nem penso nisso, quando lá chegarmos logo vejo, se eu pensasse muito não tinha filhos :D
Beijos

Sara CS disse...

Ena, ena!
Posso copiar o texto?! lol.
Beijinhos e coragem (para a frente é caminho!).

Anónimo disse...

Adorei ler este post!
Isto pega-se?
Loool

Avozinha disse...

Boas perguntas! Todos os adultos inteligentes as devem pôr. O certo é que, se a minha geração (e bem pior! a dos meus pais!!!) se tivesse aí detido, o mundo já estaria para acabar. Em todo o caso, como dizem as avozinhas, "tudo se cria"!