quarta-feira, maio 10, 2006

9ºB(om)

Bom só, não. Muito bom. Excelente. Brilhante. Uma raridadde mais extraordinária que o trevo de quatro folhas. Foram uma turma única, inigualável, "os meus queridos meninos". Ainda hoje os trato assim, embora sejam já adultos. Já adultos?! Meu Deus! Foi a Ana que mo lembrou. Escreveu-me há dias pedindo-me que lhe assinasse a fita de final de curso. Tive vontade de fingir que não tinha recebido o mail, tive vontade de me esconder, como naquele dia de Junho, final de ano lectivo, quando os reuni numa sala de aula, para partilhar com eles bolo de chocolate, e oferecer crachats feitos por mim, alusivos ao "fenómeno 9ºB". Enquanto circulavam as fatias gulosas, virei-me para o quadro e rebentei num pranto incontrolável. A estratégia de discrição falhou. As lágrimas, os soluços, a baba e o ranho traíram-me. Capitulei, virei costas ao quadro e apertei com toda a força o primeiro que me ofereceu um abraço, enquanto repetia para dentro: "Não vos deixo ir! Não vos largo! Não vos quero crescidos! Vamos voltar a desmembrar Camões! Só mais uma vez, vamos gritar poesia no campo de jogos! Vamos, de novo, tratar por "tu" sujeitos e predicados! Vamos repetir a hipérbole de alegria que foram estes dois anos! Vamos continuar a brincar ao teatro muito a sério! Não vos quero no pretérito, ainda que mais-que-perfeito; quero-vos no presente! Não vos deixo ir!" Irracionalmente ocorreu-me o absurdo: chumbá-los a todos para os ter por alunos mais um ano. Só voltei a este estado de irracionalidade nestes últimos dezassete meses, quando a tenho ao colo, a minha filha, todos os dias de manhã, e desejo cristalizar para sempre aqueles momentos de aconchego. Não me levem a mal... É que vê-los crescer dói tanto...
Claro que te assino a fita, Ana. Dói, mas assino e fico tão feliz por ti...

20 comentários:

S.A. disse...

Se todos os "stôres" fossem assim...

Tita Dom disse...

Deves ser mesmo mto especial.

Parabens!

Flores disse...

Cristalizar é o verbo preferido aqui da je desde há 14 meses.

Eles são os teus meninos especiais, mas tu deves se a «stôra» especial deles, com certeza.

InêsN disse...

como gosto de te ler, caramba!! :o))

um beijinho na "ferida"...

PaulaB disse...

Olá!
Não sei se alguma vez te escrevi, mas, leio o teu blog sempre, e sabes uma coisita ADORO O TEU BLOG!
És uma pessoa muito especial, concerteza!
Beijinhos e continua aí!

Se quizeres aqui fica o meu ou seja o da minha Filhota!
Ah...As nossas Pirralhitas são quase do mesmo tempo Ou seja a minha Princesa tem hoje precisamente 17 meses e 17 dias.

Paula e Lara

Alda Benamor disse...

Eu também queria ter tido uma professora assim!!!

LP disse...

Eu tive o previlégio de ter professores assim como tu: bons, dedicados, com vocação portanto! E, digo-te, nunca mais os esqueci nem aos seus ensinamentos.

Ainda me hás-de dizer em que escola dás aulas (é que eu tenho 2 filhos)

a mãe dos miúdos disse...

como a minha história com professores já passou (e não tive nenhum como tu) espero que a Joana e o Miguel encontrem uma assim e que eles possam morar no coração dela como moram os alunos do 9ºB no teu.

Raquel disse...

Fizeste-me recordar alguns professores dos quais tenho as melhores recordações. Por acaso apegava-me muito ás de Português, talvez por gostar muito da disciplina.
Custa mesmo largar certas etapas da nossa vida e encará-las como memórias...
mas eles crescem mesmo...não podemos impedir, mas ainda bem que estamos cá para assinar fitas e dar colinho e tantas outras coisas mais.
Beijo

Vera disse...

Eles crescem mesm muito rápido e tornam-se cada vez mais autónomos...e eu ás vezes dou por mim cheia de saudades dos tempos que fiacav horas com o Birrinhas ao colo.

Beijinhos

Vera

Fitinha Azul disse...

eu fui de um 9ºB;))

Anónimo disse...

Dói, mas vale a pena!
Um beijinho

Anónimo disse...

Posso afirmar que não é pela disciplina! Tanto que enveredei pelos números... Mas mesmo pela pessoa!
Especial, sim, têm toda a razão!

Tão bom ver que ainda nos recordamos todos dos mesmos momentos! Também não me importava de cristalizar muitos deles, apesar dos meus 21 anos.
Temos tanto para te agradecer! Não eras a professora, és a amiga!
Já que estás na maré... Assinas a minha fita também? :)
Beijinhos para todos em casa,
Até breve!

Zuza disse...

não tive um 9º... mas sei a sensação de no final do semestre ter um frio no estômago por saber q vou sentir saudades de uma determinada turma... e de ir almoçar com eles só para prolongar aqueles momentos mais um bocadinho...

(e agora fizeste-me voltar ao "activo", ainda que mentalmente. obrigada :D)

ProfessorGeolouco disse...

Excelente:

Eu também tive a felicidade de, há muitos anos, ter tido um 9º B inesquecível.

Rita disse...

Eu andei no 5ºB e 6ºB mas nunca tive uma professora assim... Beijinhos enormes para ti e para a pikena claro

Jolie disse...

Fizeste-me lembrar a minha professora de Matemática do 12º ano!

O que eu gostei dela... e o que ela gostava de nós!

Um beijo

Sophie disse...

Nunca pensei que uma turma pudesse marcar um professor dessa forma.

Que bom! Parabéns!

Licas disse...

Eu tenho de fazer um texto para escrever no livro de curso dos "meus meninos". Acompanho-os desde o 8º. Miúdos excepcionais. Com eles vi nascerem paixões, vivi com eles algumas, e uma grande desilusão (a morte da teté), e hoje, já estão uns homens e umas mulheres, prestes a abandonarem e a entrar na faculdade. Amanhã muitos serão médicos...
Custa-me deixa-los ir.
1 bjx

Avozinha disse...

Em 30 e quase 6 anos de prof não me lembro de apanhar assim uma turma B, mas fico sempre com saudades de muitos dos meus alunos e voltar a vê-los é óptimo, nem que seja (como na 6ª feira passada) a fazer promoções no Continente!