segunda-feira, abril 10, 2006

Carta aberta a Não-Sei-Quem

Não sei quem, mas sei onde. Sei onde deixei a decepção. Foi no Jardim Zooológico de Lisboa. Também sei quando. Foi numa soalheira tarde de domingo, 9 de Abril do corrente. E como não sei em concreto a quem me posso dirigir, porque o Jardim Zoológico não tem rosto - um impessoal endereço de email não é um rosto! - embora o tivesse procurado no respectivo site oficial, aqui fica a carta - espero que muito aberta - para que mais ninguém volte a pagar dois contos e trezentos de olhos fechados, por cada bilhete, que nos interdita o acesso a mais de um terço da área zoológica.

Então foi assim:

Íamos de espírito aberto, predispostos à tolerância e paciência que pressupõem estes passeios de domingo. Tão pacientes e tolerantes, que aceitámos de sorriso rasgado e ânimo leve uma hora e meia de espera dentro do carro, porque o maldito aguaceiro teimava em salpicar-nos os planos. Assim que o sol desistiu de brincar às escondidas e começou a prometer fotografias magníficas, foi ver-nos eufóricos a caminho das bilheteiras. A menina avisou em tom maquinal, enquanto emitia os bilhetes: "Não há espectáculo de golfinhos." Tudo bem. O Jardim Zoológico é muito mais que isso, embora tivéssemos pena, mais pela miúda que por nós... entretanto um letreiro complementava a informação descarregada no acto de pagamento: "Algumas áreas do Zoo encontram-se interditas devido a trabalhos de manutenção." Sim, senhor. A manutenção é importante... e que bom saber que a casa de tanta bicharada não está votada ao abandono. Sem mais delongas, gostaria só que me esclarecessem o seguinte pormenor matemático: quando mais de um terço da área do Zoo está interdita aos visitantes, podemos continuar a falar de "algumas áreas"??!! E quando estas insignificantes areazinhas correspondem, ainda por cima, à casinha dos tigres, do urso, das zebras e dos lobos? É que não estamos a falar da palanca-negra ou do elande, que não dizem nada ao comum das crianças! Não obstante o incómodo, ainda que interditassem quatro quintos da área zoológica, isto não me pareceria nada mal, se - e SÓ SE - a este percalço correspondesse o justíssimo, sério e honesto ajuste no preço dos bilhetes!

Aqui deixo tracejadas as "algumas áreas" de acesso negado ao visitante no Jardim Zoológico de Lisboa, conforme as encontrámos este fim-de-semana, pela módica quantia de 23 euros! - e isto porque não esperámos que ela soprasse três velas para ir ver o fungagá, caso contrário, subia a parada até aos 31 euros e 50 cêntimos!
Para terminar, não ficaria eu bem com a minha consciência, se não reconhecesse aqui a qualidade do pouco que nos deixaram ver. Para mim, que não visitava este espaço há mais de quinze anos, foi uma agradável surpresa constatar que os animais contam agora com um ambiente muito mais acolhedor, dentro dos limites incontornáveis do cativeiro.

10 comentários:

Jolie disse...

Realmente, assim sabe mesmo a muito pouco o que se vê com o muito que se paga.

Quando lá fomos o ano passado, viemos precisamente com a sensação contrária. Estava um dia magnífico, vimos todos os espectáculos a que tinhamos direito e mesmo havendo algumas áreas em manutenção, não faziam grande mossa.

Até comentámos no final, que o preço dos bilhetes não pagavam aquilo que vimos!

Enfim... fico a torcer, que a vossa próxima visita ao Zoo seja mais bem aproveitada. E acho mesmo que devias enviar essa carta aberta para o email sem rosto do Zoo...

Beijos!

dia-a-dia disse...

Já enviei, querida Redondinha! Já enviei! Tu não me conheces!...

;)

S.A. disse...

Epá... e eu q estava apensar lá ir com os meus gajos?

Já viste? Uma viagem destas e depois levar com isso!

Passava-me!!

Se todos fizessem o que tu fizeste, este país era um bocadinho diferente...

LP disse...

Ainda bem que avisas! E ainda bem que reclamaste!

Flores disse...

Cara amiga,

vamos fundar o clube das reclamadoras? Porque acima de tudo acho que refilamos (portugas) muito e reclamamos muito pouco, onde de direito.

Um descontozito não lhes ficava nada mal (tendo em conta as restrições)

Tita Dom disse...

Há anos que sonho ir ao jardim zoologico, desde os meus 10 anos que não vou lá.
Que saudades...

Zuza disse...

acho q vais ganhar umas entradas grátis ;)

eu qdo reclamo ganho sempre alguma coisa. nem q seja ficar de bem com a minha consciência :D

(o seu pedido foi satisfeito :P)

Tita Dom disse...

Ja estou como a minha mana diz á anos ke tambem não vou ao jardim zoologico, tenho ke pegar na minha piolha e dar um pulo até lá um fim de semana destes.
Gosto de teu canto :-)
Boa semana

Raquel disse...

Realmente isso está muito mal...ao menos um ajuste no preço dos bilhetes!
É a única coisa que tenho apontar.
De resto deve ser realmente necessária a manutenção e devem estar a aproveitar fazê-lo antes do Verão, que é quando, invariavelmente, têm mais visitantes.

Smas disse...

Quando lá estiva há 2 anos com o meu pequeno não havia grande coisa em manutenção e nem achei muito caro (ele também não pagava).
Fazes bem em reclamar.
Bjs