quarta-feira, junho 07, 2006

Agora a sério...

Correndo o risco de ser mal interpretada, de não ser capaz de me fazer entender, de aqui deixar sobre mim uma ideia completamente errada, venho falar de morte. Ou melhor, venho escrever sobre a morte, a minha e daqueles a quem quero bem. Não quero que pensem “Eh, pá! Esta tipa não é nada do que parecia... Afinal é dada à depressão e pensamentos mórbidos...” Não, não sou. Quem me conhece sabe que prefiro levar as coisas a brincar, sou fulana de riso fácil, bem disposta, de bem com a vida, para quem todo o mal é relativo, porque todo a desgraça que nos cai em rifa podia sempre ser bem pior.

Acontece que detesto surpresas. Não suporto que mas preparem e custa-me imenso prepará-las seja a quem for. Para terem uma ideia, é comum implorar ao meu marido que abra a prenda de aniversário que lhe comprei, uns três dias antes do evento, porque pura e simplesmente não aguento o suplício da expectativa, preciso desesperadamente de saber como vai reagir. Não me dou bem com o futuro incerto. Pode ser terrível o que me espera, mas eu preciso de sabê-lo, dominá-lo na medida do possível, ter tempo para me preparar. Não gosto que a vida me apanhe desprevenida. Posso garantir que foram poucos os acontecimentos na minha vida que eu não fui capaz de prever e preparar.

É por ser assim que sempre pensei na minha morte, na morte da minha mãe, na morte do meu irmão e, mais recentemente, na morte dele e dela. Não tenho medo de morrer e nunca pensei no assunto sob a minha perspectiva. Lembro-me de pensar na minha morte com 4 anos apenas, mas sempre na perspectiva dos que cá ficariam. Com essa idade lembro-me de me colocar a mim própria o seguinte dilema: se tivesse de escolher, preferia morrer e deixar cá a minha mãe, ou ficar cá tendo a minha mãe morrido? A resposta que encontrava era sempre a mesma e nunca a comentei com ninguém com medo que me entendessem mal. Preferia o desgosto da orfandade materna. Não por ter eu medo de morrer, mas por amar de forma desmesurada a minha mãe. Sabia do desgosto que lhe causaria o meu desaparecimento e predispunha-me a sofrê-lo por ela. Optar pela sua morte era uma forma de poupá-la, era a manifestação suprema do meu amor – se alguém tem de suportar semelhante suplício, que seja eu. Assim pensava.

Hoje a mãe sou eu. O pragmatismo que sempre me perseguiu prega-me agora uma grande partida. Sim, a velha questão (velhinha de 30 anos!) coloca-se hoje como sempre. Mas não me obriguem a responder. Não sou capaz. Ainda não consegui. Não sei o que é mais aterrador: se ver-me no mundo sem ela, ou sabê-la cá sem mim. Quem ficaria mais desamparado? Ele sozinho ou eu sem ele? Não! Não quero saber! Tirem-me o quadro da frente! Não quero pensar. Hoje não. Mas a verdade é que a vida pode sempre surpreender-nos...

Já , já pensei na nossa morte, na dele, na dela e na minha. Não na que vai acontecer, mas na que gostava que acontecesse. Não podemos passar para o “outro lado” como miúdos de mãos dadas que se lançam à piscina contando até três, ao mesmo tempo?

22 comentários:

a mãe dos miúdos disse...

compreendo-te.

em tudo

Zuza disse...

sim. devíamos de poder. :D

eu a ele fiz-lhe prometer que não morre antes de mim... a elas ainda cedo para pedir. ;)

Tita Dom disse...

Entendo-te, e sim é um assunto que penso muitas vezes e não me dá medo algum em dedicar minutos de minha vida a pensar nele... É o ciclo da vida... e que seja eu primeira, porque a minha filhota ainda tem muito para ver e aprender. Fria! Não sei, mas é assim que prefiro.

Alda Benamor disse...

Bem... confesso-te que foi a primeira vez que encontrei alguém que pensou na infância exactamente o mesmo que eu em tenra idade... e mais, foi a primeira vez que encontrei alguém que, posta esta questão, chegasse à mesma conclusão: preferia ser eu (e não a minha mãe) a sofrer a dor da perda...

(ainda estou "abananada" com esta coincidência)

Quanto ao resto... também me custa pensar e concluir... não consigo alcançar racionalidade e lucidez suficientes para responder à segunda questão (e também penso nela)...

Pedro_Nunes_no_Mundo disse...

Pois é.

Eu, tenho a dizer-te que não consigo sequer demorar-me nesses pensamentos.

A simples antecâmara do raciocínio sobre o tema é-me demasiado dolorosa - nem para mim próprio discorro sobre a perda súbita do meu farol desta vida monótona (que eu quando começo a "discorrer" pra mim mesmo...).

Cada um tem as suas digestões difíceis.
A diferença está em alguns terem a coragem de as pendurar à brisa e ao sol quente da janela do seu blog.

Smas disse...

Ando muito de avião, todos juntos e às vezes penso que se tiver de acontecer íamos todos.
Bjs

Vanessa disse...

Já fui de não ter medo da morte. Inexplicávelmente, acreditei por muito tempo que ia morrer cedo. Depois dele nascer, fiquei com medo. Muito medo.
Quero morrer com a idade necessária para deixar o/s meu/s filho/s criados e já depois de dar muito mimo aos meus netos. Sobre perder quem amo, é algo que prefiro nem comentar...

Nota-se que sempre foste corajosa.

PS: Este tema dá-me dor de barriga.

LP disse...

Confesso que não penso muito no assunto. Talvez porque o veja muito distante, talvez porque tenha demasiado medo para pensar.

Mas percebo-te...

Raquel disse...

Não gosto de pensar nisso...embora este tipo de pensamento me assalte algumas vezes, sobretudo depois do Gabriel nascer.
Essa ideia do salto conjunto era boa.
Onde é que se pode propôr?
:D
Prefiro viver um dia de cada vez...e não pensar muito, porque sinceramente não sei como reagiria a uma coisa dessas.
Há equações que deixam de funcionar sem certas parcelas não é?
Não imagino a minha equação de amor e felicidade sem o meu marido e sem o meu filho.
No entanto, post corajoso.
Ainda bem q o escreveste.
beijo

S.A. disse...

Era bom não era...?

:(

Susie disse...

Entendo-te perfeitamente. Já escrevi sobre isso, há pouco tempo. São os tais "segundos de terror" de que falo no meu post que vejo também aqui reflectidos no teu texto. Pensava que era um bocado estranha...mas afinal não estou sozinha!

Flores disse...

Assunto em q ñ penso. Mm. Não gosto de sofrer por antecipação.

Diana Bento disse...

Este é um assunto em que penso (mais) depois que fui mãe. Não me imagino sem os meus mais próximos e ainda mais sem o meu filho, o meu marido, os meus pais, os meus irmãos... E se acho que uma mãe não deve sobreviver aos filhos, também acho que uma mãe faz sempre muita falta...

O que eu "gostava" mesmo era de morrermos todos, ao mesmo tempo...

Cool Mum disse...

Há coisas que são arrumadas em cantinhos da mente e do coração para não doer demais. Elas já são 3, queria ficar até ser avó, até ser bisavó, queria ficar até elas terem outros laços tão fortes que aguentassem a dor queria, queria...

Flores disse...

Li há pouco o fedorento RAP precisamente a falar sb isto e acho q encaixa na perfeição naquilo q sinto.

«Tenho medo da morte. Não é bem medo. É mais achar que pode ser desagradável e, por isso, não ter vontade de experimentar.»

E no experimentar entendo eu: minha e dos que me estão próximos.

Jolie disse...

Eu neste momento tenho pânico de perder um deles e de morrer com eles assim pequeninos.

Pânico mesmo.

Ana Rute Oliveira Cavaco disse...

penso nisso.
mas não me angustia, até porque é mesmo daquelas coisas que não prevemos.

Sophie disse...

Só sei que não posso morrer.

Mas não penso muito nisso.

Anabela disse...

Entendo-te muito bem.
Quando era pequenina chorava sozinha e perguntava vezes sem conta porque tinha sido o meu pai a morrer e não eu. Mesmo não tendo grandes memórias dele, sofria com a sua ausência.
Hoje, nem consigo imaginar um cenário desses... afasto qualquer pensamento desse tipo, simplesmente não consigo suportar.
Beijos

Tita Dom disse...

Não gosto de falar nisso. Sei ke nos temos de preparar pra tudo mas há coisas ke custam.

Cláudia disse...

Andava por aqui a passear e esbarrei com o teu post.
Poça! A morte realmente mexe tanto connosco...a minha mãe morreu quando eu tinha 8 anos e tive uma infância péssima, infelississima (mas não sou nada infeliz!). O maior medo que tenho é morrer e deixar o Rodrigo sozinho. Penso nisso milhares de vezes qiando o vejo dormir à noite, quando brinca, quando chora ou por nada.
Agora é que sei o que é angústia...
E eu sei que não sobreviveria a mais uma perda, mas também penso que era azar demais para uma vida só.

Anónimo disse...

Favas! Post de coragem. Imprimes na palavra toda a força de uma imagem! Deves andar mesmo muito cansadinha. Penso nisto assim como um refugio secreto quando estou mais cansada, ou, a seguir a um aniversário. Fazer anos, ainda se os desfizesse, como diz o poeta!
Vá, Ânimo!