quarta-feira, julho 19, 2006

O mundo em estado líquido

Assim se apresenta o mundo aos olhos dela – em estado líquido. Isto porque ela é muito mais que uma esponja, é o mata-borrão que eu não conheci, porque foram outros os meus tempos de escola. Fico apreensiva com o tanto que ela absorve. Para a minha miúda tudo é referência a confrontar, modelo a experimentar, novidade a repetir. Vê-nos aos beijos e trata ela própria de pôr o leão e a leoa aos beijos, o playmobil e a playmobil aos beijos, ela e o Enzo aos beijos... Vê-me a praguejar com a matrícula da frente e trata ela própria de desancar o Nody, que não se aguenta em pé; desancar a mãe, que não entende à primeira o que ela quer; desancar a colher da sopa, que catapultou uma lasca de feijão verde pelo ar... tudo isto exactamente no tom e com as palavras que eu uso.

Sinto-me por isso como uma fortificação de tábuas por calafetar, que deixa passar água por todos as frinchas. Que modelos vou deixando escoar por cada brecha de mim, sem sequer me aperceber, a cada dia que passa? Inadvertidamente, que paradigma de mulher sou eu para ela?

7 comentários:

Jolie disse...

Eu acho que ela acha (lindo início de frase hã! :p) que tu és a mãe dela!

A mulher mais linda que já existiu. A mulher mais inteligente de que há memória! A mais amiga, a melhor cozinheira, a melhor enfermeira.

Eu acho que ela acha que és a Mãe! E o resto são conversas!

InêsN disse...

epá...de vez em quando fico abismada com os teus textos...

nota 10!

(e sim..isso também me assusta!)

LP disse...

A mãe mais linda, a melhor de todas (pelo menos até á adolescência).

LP disse...

Até à adolescência!

Jolie disse...

para que é que falaste na adolescência lp?!

:s

Avozinha disse...

Boa!

Francisca disse...

Uma que não podia ser outra.