terça-feira, julho 04, 2006

As fases da minha Lua

Guardo como marco do seu crescimento tudo o que há de mais peculiar, mesmo inconveniente. Os primeiros passos de uma marcha atemorizada encheram-me de júbilo, sim, é verdade, até porque tardaram muito para lá do que julguei possível. Mas vê-la andar não deixa de ser trivial. Toda a criança anda, mais cedo ou mais tarde (ela foi mais tarde). A primeira gargalhada tornou-se inesquecível, ecoa até hoje na minha memória, mas não passa de uma gracinha banal, com que qualquer criança brinda os pais, mais dia, menos dia. De forma que não são estas etapas incontornáveis no seu desenvolvimento que me assaltam o pensamento quando passo em revista tudo o que passou. Em suma, na minha cabeça assumem importância destacada as seguintes fases:

Fase "Buzina" - Teve início ainda na maternidade e durou até aos quatro meses de idade. Foi DE-SES-PE-RAN-TE. Foi um período de que não temos saudades. Chorava constantemente e toda a nossa vida se organizava, ou desorganizava, em torno do seu pranto.

Fase "Porcelana" - Seguiu-se à fase "buzina" e correspondeu a um período de maior acalmia. O choro já não era uma constante, regra geral só acontecia se um estranho a olhava muito fixamente, se alguém levantava a voz ligeiramente acima do tom costumeiro, se insistiam em tocar-lhe na rua...

Fase "Swifer" - Correspondeu a um esboço de independência e autonomia. Já se relacionava bem com estranhos e a palavra de ordem era "saiam da frente que eu quero passar", mas como não andava, rastejava e rebolava-se, arrastando consigo tudo o que era cotão em chão próprio ou alheio. Durou oito longos meses.

Fase "Macaca" - Fase desconcertante de cómica, mas delicada. Imita TUDO o que ouve ou vê fazer. Passámos a policiar-nos cá em casa: "Não digas isso! Ela está atrás de ti!"; "Não faças assim! Ela está a ver!".

Fase "Eu sei, eu posso, eu faço. Deixem-me!" - Fase em período para lá de embrionário. Tem as suas vantagens: come sozinha à mesa, prepara TUDO o que é preciso antes de ir passear, orienta sozinha o carrinho do supermercado, sem atropelar ninguém (prodígio que a mãe não garante a 100%)... Tem as suas desvantagens: acha que pode lavar roupa sozinha (às escondidas, prepara o estaminé com alguidar, detergente e a roupa dela, mas a mãe não a deixa chegar a vias de facto); insiste em lavar os dentes, que é como quem diz o nariz, as orelhas e o cabelo...


A estas, outras se seguirão. Mas estas eu não esqueço...

8 comentários:

Ana Rangel disse...

A que eu gostei mais foi da Swifer... :P

(passo horrores para conseguir comentar o teu blog; a janela não abre, não dá para abrir com o botão da direita; quem é mais teimosa, afinal, ah? Que janela chata, pá, esta... desculpa mas tinha que desabafar aqui para lhe mostrar quem é que manda) ;)

Zuza disse...

:D

S.A. disse...

Já "acordaste"?

;p

Madalena disse...

hehehe

:D

Jolie disse...

E mesmo que nunca te esqueças delas, ainda bem as registaste!

É que adorei! :)

Cool Mum disse...

:)
Regista, que por mais estranho que pareça, as coisas depois confundem-se um bocado...

a mãe dos miúdos disse...

adorei este registo... :D a Joana está nessa última fase. gira como tudo

Anónimo disse...

Genial dispatch and this post helped me alot in my college assignement. Thanks you seeking your information.