segunda-feira, setembro 26, 2005

Agora que já não choro

Posso falar do meu sentimento de culpa, que vai ser sempre isso mesmo. Vou já avisando que não há "comentários" que possam aliviar este meu estado de espírito. Se uma etiqueta se destacasse aqui do lado direito das minhas costelas diria:"100% culpa. Do not whash."

Desculpem-me a presunção, mas vou falar como se fosse a mãe da Humanidade. O sofrimento físico de um filho atinge-nos directamente o coração, sem passar pelo cérebro. Não nos peçam racionalidade! E isto não se entende. Não se entende, porque pode até nem ser o pior dos sofrimentos, mas a verdade é que é assim. Agora, pensando bem, se me dessem a escolher entre um rabinho assado e uma entrada traumática para a creche, com choro, baba e ranho, eu teria de optar, muito conscientemente, pelo rabinho assado. Mas não foi nada disto que me passou pela cabeça ultimamente. A verdade é que a Pirralhita andou estes últimos dias de rabinho assado, porque a mãe teve um deslize no zelo que lhe é devido. NÃO ME PERDOO!!! A caminho do trabalho, a imagem da minha filha aos gritos de dor inundava-me os olhos e obrigava-me a limpar a cara às costas das mãos e às mangas da camisa, para poder distinguir o verde e o vermelho em cada semáforo que passava. Ontem, não conformada, cheguei mesmo a pôr em causa o meu quociente de inteligência e fui fazer
o teste. Resultado: estou na mediania. Como???!!! Como é possível que uma mãe medianamente inteligente deixe um filho de rabinho pelado?! O farmacêutico lá explicou que são os dentes. A urina e fezes tornam-se mais ácidas, pelo excesso de salivação, e a assadura é inevitável. Qual xixi, qual cocó!!! Não quero saber de nada disso!!! E a minha filha também não, com a pele naquela desgraça!!! Sem desculpa! Não quero saber! Não quero ouvir! Não vai voltar a acontecer!
Pausa. Uma noite de sono. O racionalismo é finalmente chamado a intervir. Conclusões:
  • Sim, é verdade, o romper dos dentes é muitas vezes responsável pelo eritema nadegueiro (assadura).
  • Por mais grave que se apresente, esta situação pode ser tratada em três dias. Como? Bom, corri tudo. Fiquei a conhecer todas as pomadas, cremes, unguentos e loções que a botica tinha para oferecer. Esgotei os truques. Sim, esse da maizena também! Cá vão as dicas, fruto do meu calvário, para tratar uma assadura mesmo feia:
  1. Pôr de lado os toalhetes de limpeza. Passar a usar gaze não tecida, encharcada em 1er eau da Uriage, ou Phisyobebé, da Mustela, só para retirar o excesso de pomada da muda anterior, com muita delicadeza.
  2. A lavagem do rabinho, propriamente dita, deve ser feita à torneira, com água fria ou morna, com Lactacyd (esse mesmo, o da nossa higiene íntima!). O resultado do uso deste produto é impressionante! A assadura começa a melhorar a olhos vistos!
  3. Secar muito bem o rabinho, com turco macio, sem esfregar, com palmadinhas suaves.
  4. Se possível, deixar o bebé um bocadinho de rabo ao léu.
  5. Espalhar uma camada muito generosa de Eryplast, da Lutsine, sobre a área a tratar.
  6. Se possível, deixar o bebé sem fralda, caso contrário, pôr-lhe a fralda larga.
  7. Repetir toda a operação de hora a hora e sempre que tenha cocó.

É lindo o racionalismo, não é?

NÃO ME PERDOO!!!

12 comentários:

Jolie disse...

A Joana sempre que nascia um dente tinha assaduras descomunais.

As conclusões a que chegaste são excelentes conselhos (especialmente para quem ainda não passou pelo mesmo),mas no caso da Joana, tinhamos mesmo de usar uma pomada receitada pelo pediatra cuja base era cortisona, tal era a dimensão das assaduras.

No entanto, vê-los naquele estado deixa-nos o coração do tamanho de uma ervilha.

Um beijinho enorme!

Márcia Carvalho disse...

porque tu próprira avisate sobre a inutilidade dos nossos comentários. Deixo apenas um beijinho às duas! (E faço um "copy" dos conselhos)

S.A. disse...

Pois... é assim mesmo, um dia de cada vez...

Bj grande e muitos muitos miminhos na Ritinha!

LP disse...

Beijinhos grandes

AnaBond disse...

como te entendo...

o meu só assou o rabinho uma vez, mas mesmo horrivelmente. dos 6 dentes que romperam todos ao mesmo tempo por volta de um ano de idade.

só que nessa altura bem que me podias conhecer e dar-me essa dica do Lactacyd que não fazia ideia.
e nem o Eryplast lhe salvou... andou assim durante semanas (acho que foi perto de 4, mesmo). experimentei imensas coisas... só um o salvou: Sebamed, pomada de tratamento.

o problema é que desde então o rabinho dele ficou 'chique'. agora só gosta de Eryplast ou Sebamed... tudo o resto se for mais dias fica logo assado. mas ataco logo com duas aplicações de Sebamed e voilá... niente.

gostei imenso do meio: "O sofrimento físico de um filho atinge-nos directamente o coração, sem passar pelo cérebro. Não nos peçam racionalidade! E isto não se entende. Não se entende, porque pode até nem ser o pior dos sofrimentos, mas a verdade é que é assim."
é que é isso mesmo... sem tirar nem pôr. adorei!

Raquel disse...

Ó miga!!!
Que chatice...espero que este meu post já te encontre a ti mais calminha e à Pirralhita com o rabinho a caminho de ficar bom...
O Gabriel tb assou. Ficou muito vermelho e cheio de borbulhinhas.
Eu uso um unguento hospitalar mas que devem vender nas farmácias. Dermosina.
Com ele resulta muito bem.
Costuma ser utilizado tb nas escaras dos idosos e acamados. É muito bom.
As melhoras... :)

Anónimo disse...

É normal. Uma das maneiras q sei q estão a nascer dentes à Lu, é porque fica com o rabinho assado!
Um beijo

Lara

Célia disse...

Não se ainda venho a tempo, mas a Marta cada dente que rompe fica com o rabo numa lastima... O meu segredo é EOSINA, agora vendido pela corine de farm... Põe-se de noite antesa de r para a caminha e de manhã o rabinho está quase bom!
O creme durante o dia é ERYTEAL da Klorane!
Beijos, espero que te ajude!

sm disse...

Pode experimentar o Eryteal, da Klorane, depois de meses de desgraça foi a única coisa que salvou o rabiosque da minha filha. É forte mas nunca mais teve problemas e passou a ser de uso diário.

Espero que já esteja tudo bem! :)

Gi disse...

Espero que tenha resultado!
Procurei por este tema e descobri-te, a minha filhota está com o rabiosque numa lástima.

Obrigada.

Dário Bruno disse...

Para quem chegue a ver este site. A melhor pomada, tirando algumas excepções, é Trossyd. Não tenham dúvias e não é muito caro..

Dário Bruno disse...

A melhor pomada salvo raras excepções é Trossyd. Muito Bom