quarta-feira, junho 22, 2005

A Finlândia em Marte

Ouviram?????!!!! Ouviram bem aquilo?????!!!! Belmiro de Azevedo chamou "deseducadores" aos professores e o Senhor Presidente da República, Doutor Jorge Sampaio, insinuou que os "deseducadores" de Belmiro são uns mandriões, porque na Finlândia os docentes passam 5o horas semanais nas escolas!... Que Finlândia, Senhor Presidente???!!!! Pré ou pós revolução industrial??!! É que horários semanais de trabalho com mais de 40 horas só neste pacato e soalheiro cantinho! Que Finlândia, Senhor Presidente? A europeia ou a de Marte??!! É que o vencimento médio do trabalhador europeu está a anos luz das aspirações da maior parte dos assalariados lusos!!! E ainda assim, para que conste, eu , professora acomodada, passei as últimas 10 horas deste meu dia, que ainda não acabou, em serviço de exames, dividido por duas escolas distintas!!! Já agora: sabe quanto tempo levo a corrigir testes de uma turma (quando tenho só 3, mas há quem tenha 7 e mais!!!)??!! 3 HORAS!!! Sabe quanto tempo levo a fazer cada um destes testes??!! 1 hora, no mínimo! Sabe quanto tempo dura, em média, uma reunião do Conselho Pedagógico de uma escola??!! 4 horas!!! Pois é, Senhor Presidente... e, sabe, os meus colegas finlandeses podem cumprir todas estas tarefas na SUA escola (que será sua por muitos anos), num computador que lhes foi individualmente atribuído, em gabinetes devidamente equipados... Eu, a acomodada, não tenho alternativa que não seja vir para casa cumprir a minha componente horária não lectiva, corrigir testes com os brados da minha criança a acompanharem-me o raciocínio e preparar aulas com os meus materiais, porque os das escolas são contadinhos pelas pontas dos dedos!!!
Vai um carolo na testa do Senhor Presidente a ver se acorda?
Que Finlândia, Senhor Presidente???!!!

3 comentários:

Raquel disse...

Pois...as comparações dos nossos políticos são cá uma anedota...
Se fosses finlandesa estavas a gozar a licença (bem)paga de 3 anos para cuidares da tua filha!!!

S.A. disse...

E mesmo q sejam 50 horas... as compensações e condições de trabalho devem ser UM BOCADINHO diferentes das de cá, não?

Unknown disse...

A finlândia não é aquele país onde a taxa de suicidio de adolescentes é mais elevada do que me portugal? hehe!