terça-feira, abril 17, 2007

A alma das coisas

Para já de uma chucha, em queda quase livre, falésia abaixo. Juro que hoje sonhei com uma chucha, a mesma que ela deixou cair, incrédula, lá do alto da ravina. Era das poucas que restavam. A marca já não as fabrica assim, em latex, de forma que estão em acelerado processo de extinção, primeiro nas lojas e agora cá em casa. Mas não foi por isso que me transtornou tanto a visão da chupeta ali tão perto, suspensa do penhasco, mas para todos os efeitos inacessível. Foi por ser um pedaço dela, da minha filha, que ali ficava, sem hipótese de resgate. O sol havia de declinar, a noite havia de chegar, a chuva havia de cair, o vento frio havia de soprar... e um pedaço da minha filha ali. A imagem custou-me tanto, que o meu espírito regrediu uns anos e, infantilmente, passou-me pela cabeça gritar por ajuda – viessem os bombeiros, o mais sofisticado corpo de intervenção, o Alouette da Força Aérea, um avião Canader – que aquilo era muito mais importante que a mata nacional a arder! Custa-me tanto, ainda agora, mais de vinte e quatro horas passadas, pensar naquela chucha que ali está... Estará? Segurei-a com força contra mim e desviei-lhe o olhar do abismo, como se quisesse poupá-la ao horrível espectáculo de um cadáver mutilado. Expliquei-lhe, naquele instante, que a chucha era agora de uma gaivota que a viria buscar. Tomara... Latex em escudo azul, no bico de uma gaivota, sobrevoando o Sítio, na Nazaré... era o sonho que queria para esta noite, porque, por mais estúpido que pareça, está a doer-me aquele bocadinho de filha ali, lá, tão longe, tão fundo, tão frio, tão só.

4 comentários:

Raquel disse...

Senti o mesmo vazio quando o Gabriel deixou a chucha. Custa. Mais um marco de crescimento. [agora volta e meia anda de dedos na boca]

InêsN disse...

chamam-lhe crescimento, acho...

:o)

Lipa disse...

compreendo-te...acho que sentiria a mesma coisa que tu!Tenho um carinho especial pelas chuchas da Di :) Olha tenho o mesmo problema das chupetas em extinção no mercado (da avent né? parvos! que raio de ideia de as tirarem do mercado assim!)que a minha miuda diz que as de silicone não prestam! Por cá abasteci-me com algumas tam.3-6m que é quase igual só o escudo é mais pequeno(espero que se aguentem até ela se lembrar de crescer de vez e as deixar...) Acho que há umas parecidas da tigex acho (a tetina é parecida mas o escudo não).
Deixa lá, há por aí uma gaivota consolada de chupeta azul no bico LOL
beijinhos

a mãe dos miúdos disse...

sentiria o mesmo. não por deixar a chucha mas por ela estar ali, sozinha, por ser, como disseste, um pedaço da minha filha.