terça-feira, setembro 19, 2006

Bluff

Bluff! Sempre o bluff! Insisto no: "caso contrário, nem queiram saber o que vos acontece!..." - quando nem eu própria sei o que pode acontecer. Mas a verdade, e por incrível que pareça, é que a força do bluff na esfera da pedagogia é inesgotável.

Este ano colei na última página do livro de ponto uma grelha para registo de ocorrências menos abonatórias. Vamos no segundo dia de aulas e a grelha lá está, em branco. Nada de faltas de atraso, nada de faltas de material, nada de insolências. Arrastada pelo entusiasmo que me invade perante as quadrículas em branco, ataco com o discurso:

«Meus amigos, da mesma forma que um treinador de futebol não exige à sua equipa que ganhe o campeonato com a época ainda a começar, também eu não vos peço que mantenham esta grelha imaculada até final do ano. Como o Mister no futebol, queria só que dessem o vosso melhor para vencerem o próximo jogo, que é como quem diz: mantenham-me este mapa em branco até amanhã, às 14h35, quando nos voltarmos a encontrar na aula de Estudo Acompanhado. São capazes? A seguir a este jogo vem outro, e outro, e outro ainda... Vamos ganhar um de cada vez. São todos igualmente importantes. O deslize de um é o desaire da turma inteira. São capazes?»

Fez-se silêncio, pesado. Tive de repetir:

- São capazes?

- SIIIIIIIMMMM! - finalmente!

- E somos recompensados, stora? - pois... tinha de ser...

- Claro! - a resposta foi automática.

E agora? O bluff, sempre o bluff...

Aceitam-se sugestões.

NOTA: É favor não esquecer que são miúdos, mas não são parvos e eu estou quase certa de que vão ganhar o jogo...

ADENDA 1: Já estou a fazer uma estrela em cartolina, com ar de condecoração, que será colada no livro de ponto, para todos os professores verem, dizendo: «Conseguimos! Um dia em branco!» Será suficiente? Não me apetecia nada enveredar pelos caramelos...

ADENDA 2
: É uma turma de 7º ano e as idades vão dos 12 aos 15 (há de tudo como na farmácia!). A visita de estudo já está programada com todos os 7ºs anos, seja o que for que me espera amanhã. Aulas ao ar livre faço sempre, no 3º período, assim que o tempo começa a aquecer. A eleição do "Bom Cidadão" já fazemos trimestralmente. Por incrível que pareça as guloseimas continuam a atraí-los nestas idades... mas gostava de evitá-las. Muito obrigada pelas sugestões e fico à espera de mais... É que é já amanhã... Ai!

10 comentários:

CGM disse...

Que idade têm os miudos?

S.A. disse...

Sempre quero ver como vais descalçar a bota...

Não faço a minima ideia do que os irá manter motivados... caramelos? Hum hum...

LP disse...

A estrela é boa ideia mas será que é possível dar-lhes uma recompensa final - que tal uma visita de estudo super especial no final do ano?

Tita Dom disse...

:-))) gostei da Sra.Dnª Stora.

É bem certo as aparencias enganam a maioria das vezes...

InêsN disse...

uma aula ao ar livre no final de cada período??

Raquel disse...

Depende da idade dos miúdos, certo??
Acho que a partir de uma certa idade os caramelos deixam de ser apelativos.
Acho q a ideia da Lp é a melhor...uma visita de estudo bem aliciante seria uma coisa que me motivaria...

Anónimo disse...

Sei lá. Tanta coisa. Pede no Executivo para instituir um prémio especial para as turmas em que até final do ano ninguém tenha sido alvo de suspensão nem falta disciplinar. O problema é se eles perdem o prémio logo no 1º Período e passam o resto do ano a portarem-se mal. Eheheheheehheheh

Arranja uma eleição entre eles em que haja um quadro interno de bom cidadão mensal que ganhará um prémio para o qual todos tenham contribuído, nem que seja apenas para um boné ou uma T-shirt da Escola.

Zuza disse...

Almoçarem fora, todos juntos?

(sim, sim cada um paga o seu!! :D)

scaf disse...

Uma sessão de autógrafos da Floribela? Ou dos DZR't? hihihi

Uma vez um professor deu-nos como prémio de bom comportamento uma ida ao cinema. Connosco funcionou, a malta ficou animada! (claro que isto 15 anos depois se calhar já é foleiro, não sei!)

PS: é a primeira vez que comento aqui, devo apresentar-me? eheheheh

Cool Mum disse...

Arranjar canetas, t-shirts ou bonés da turma com uma frase apelativa impressa. Se houver algum pai envolvido nessa área não deve ser complicado...