segunda-feira, janeiro 09, 2006

Ora, dica lá!

Acordei, ou melhor, levantei-me (porque hoje a noite correu mal) mordida pelo bichinho do pragmatismo. O sentido prático, a habilidade para atalhar caminhos à partida mais tortuosos, é daquelas qualidades que me seduzem à primeira. Gosto de gente assim: positiva e pragmática, do género "as lágrimas limpam-se à manga e depressa, pegar no lenço é perder tempo". Atalhando então no discurso, apetece-me inaugurar hoje, aqui, o espaço da "Dica Positiva". Desafio todos aqueles que detenham o segredo de uma grande solução, seja para que mal for, a deixarem-no aqui, partilhado e à disposição.

Exemplificando, chego-me eu à frente:

Como travar instantaneamente uma terrível diarreia, resistente a todos os chás, HN25 e Ultra-Levur?

Resposta: Deixar cozer um pouco de arroz carolino em muita água com cenoura ralada, durante uns 20 minutos. O resultado deverá ser uma pasta com os bagos de arroz quase indistintos, a que se deve juntar, já no prato, uma colher de café de levedura de cerveja em pó (ou 4 comprimidos esmagados). Isto para um bebé. Para um adulto far-se-á exactamente o mesmo, mas com 6 a 12 comprimidos de levedura.

Ora, dica lá também.

15 comentários:

Raquel disse...

Eu como isso...e a levedura de cerveja é óptima. faz muito bem à saúde. Eu ponho nas sopas do Gabriel.
Outra dica:
Xaropinho para a tosse que eu tomava em miúda.
É tiro e queda!
Cortar uma ou duas cebolas às rodelas. Cortar 1 cenoura às rodelas. Juntar açúcar mascavado. Esperar até os sucos começarem a sair ( normalmente 1 dia) e depois tomar uma colher de sopa (adultos)ou de sobremesa (crianças) várias vezes ao dia.
Outra...
Lolololol(estou inspirada).
Para as dores de cabeça (não serve para enxaquecas).
Cortar uma batata às rodelas.
Dispor as rodelas num lenço dobrado de forma a poder ser atado à testa e atá-lo com as rodelas repousando na testa.
Descansar assim até passar.
É bastante relaxante.

Raquel disse...

O Xaropito de cebola dura muito tempo. Normalmente nunca nos preocupámos muito com o prazo de validade porque se se tomar 3 ou 4 vezes ao dia, o xarope acaba antes de perder qualidade.
Mas aguenta até 10 dias mais ou menos.

LP disse...

Olha que boa ideia! Estou em branco mas vou passando por aqui para ver as dicas.

Bjs

dia-a-dia disse...

Febre:

Se a opção for o arrefecimento da criança, são excelentes aqueles panos amarelos de cozinha (os Balerina ou Scotch Britsh) - absorvem todo o excesso de água, não ficam a pingar por todo o lado e garantem um bom tempo de arrefecimento, porque são grandes e dá para ir virando o pano, para o lado mais fresco ir ficando em contacto com a criança.

Já agora: o meu pediatra ensinou-me a fazer o arrefecimento de uma forma muito pouco prática, sobretudo no Inverno, porque nos obriga a despir completamente a criança. A técnica consistia no seguinte: com um pano embebido em água fria, à temperatura a que sai da torneira, começar por arrefecer as virilhas da criança e controlar a temperatura, para não arrefecer demasiado. Se ainda for necessário, passar ao arrefecimento nas axilas, controlando a temperatura de 15 em 15 minutos. Quando pensei em pôr em prática esta técnica com a última febre da Pirralhita (que tem imensa dificuldade em reagir aos antipiréticos) desisti, porque ela ficava roxa de frio. Em alternativa, com o tal pano amarelo, que é excelente para isto, arrefecia-a simplesmente na testa e frontes. Resultou imediatamente.

dia-a-dia disse...

Assaduras mesmo feias:

- Deixar por uns tempos os toalhetes e limpar os cocós e xixis com Physio Bebé, da Mustela, embebendo discos de algodão;
- Lavar o rabinho do bebé, sempre que fizer cocó, com Lactacyd Íntimo (esse, o da nossa higiéne íntima!;
- Deixar o rabinho do bebé ao ar, sem fralda, pelo máximo tempo possível;
- Antes de colocar a fralda ao bebé, espalhar no rabinho uma camada muito generosa de Eryplast ou Aderma (para as peles mais sensíveis e que secam demasiado com Eryplast);
- Mudar a fralda ao bebé de hora a hora.

dia-a-dia disse...

Nariz assado, ferido de tanto ser assoado:

Espalhar creme de mãos Neutrogena. Não há igual!

dia-a-dia disse...

Diarreia resultante do uso intensivo de antibióticos:

Comer kefir enquanto durar o tratamento com antibiótico.

O kefir é um iogurte especial, muito bem tolerado por toda a gente (de bebés a adultos), com efeito probiótico, que permite o restabelecimento acelerado da flora intestinal agredida. Não é fácil encontrá-lo. Sugiro que procurem em lojas de produtos biológicos ou casas de produtos naturais. Podem juntar-lhe o que quiserem para o tornar menos ácido.

dia-a-dia disse...

De novo as assaduras!

Excelente documento sobre as mais benignas e as fúngicas (as piores!):

Ler AQUI!

dia-a-dia disse...

Para os saudosos do Antigripine, retirado do mercado há já uns anos, conseguem efeito semelhante, em caso de constipação brava ou gripe agreste, com:

1 comprimido de Constipal + 2 comprimidos de Trifene 200 ou Aspirina ou Ben-u-ron

Isto para os que partilham da minha experiência: do que ficou no mercado, nada alcança o efeito do saudoso Antigripine, nem Cêgripes, nem Ilvicos, nada!...

dia-a-dia disse...

Tudo, mesmo TUDO, sobre vacinação:

AQUI

Até os efeitos secundários mais estranhos, que não acontecem a bebé nenhum senão ao nosso... está tudo lá.

Jolie disse...

Olha não sei se interessa ou não, mas que dá um jeitão dá:

Imaginem-se num restaurante e de repente cai na vossa roupa (já agora a melhor porque não :p) uma nódoa de gordura ou outra coisa qualquer.

Como tirar essa nódoa na hora, sem recurso a spray tira-nódoas ou tesoura para cortar a nódoa?!

Fácil, embeber uma pontinha do guardanapo (se for um bom restaurante é de pano :p) no copo de vinho branco (verde, alentejano ou do Dão... o tipo não importa desde que seja branco!) e esfregar a nódoa ligeiramente... é remédio santo!

Convém é que alguém esteja a beber vinho branco! :)

Já agora, para quem não sabe, mas quando se tem um puto que enjoa imenso a andar de carro ou camioneta (experiência de alguns anos como monitora e coordenadora de colónias de férias) e não se quer dar nenhum medicamento para combater o enjoo, nada como uma coca-cola (bem cheia de gás) e batatas fritas (quanto mais salgadas melhor) no início da viagem ou quando começam a mostrar sintomas... resulta na perfeição e eles gostam!

E já agora, como não há duas sem três, para tirar play doh de sapatos de camurça nada melhor que esfregar com papel higiénico seco. Sai num instante.... ou quase, dependendo do quão artista é a criança que se lembrou dessa asneira :p

E se achares que nada disto interessa... o delete forever também resulta muito bem! :)

a mãe dos miúdos disse...

A minha dica tem mais a ver com quedas e hematomas.

Quando a criança bate com a cabeça num móvel ou no chão nada melhor para evitar o galo e consequente hematoma que... creme do corpo! Aplica-se o gelo apenas para acalmar a criança (a minha com isso ainda berra mais) e depois mete-se um pouco de creme do corpo deles na ponta do dedo e massaja-se a área. deve exercer-se alguma pressão na massagem. O objectivo é activar a circulação sanguínea e, com isso, evitar galos e zonas negras.

Anónimo disse...

Então cá vai disto:

Para nódoas de fruta ou de sangue, ainda FRESCAS, nada como embeber papel absorvente com água oxigenada e pressionar repetidamente sobre a nódoa.
Comigo já serviu até para tirar COMPLETAMENTE nódoas de CEREJA bem vermelhinhas de uma camisa branca, no fim de um almoço, e levar a mesma camisa para o trabalho, à tarde.

Anónimo disse...

Para quem sente sonolência e não quer tomar (mais nenhum) café: pôr os pulsos em água fria corrente durante alguns segundos. Os neurotransmissores encarregam-se de "espantar" imediatamente o mais forte dos sonos e de dar uma energia que dura cerca de 10-15 minutos. Atenção: dura pouco tempo e é apenas uma medida de emergência que não convém repetir muitas vezes ao dia... o melhor é dormir mesmo!!!

Mamã de uma Princesa disse...

Para as queimaduras usar clara de ovo, colocar nova camada sempre que seca. A pele recupera rápido e não fica marcada.