sexta-feira, janeiro 27, 2006

Mulheres no feminino

Não, o título não é redundante. Redundante é ouvir falar de mulheres no masculino, pela boca e pelos olhos deles. Do ponto de vista puramente estético ou, para ser mais directa, falando de beleza física, é tão raro ouvir as mulheres falarem de mulheres... Por preconceito ou despeito, as mulheres não falam delas, não comentam a cor de cabelo da que atravessa a estrada, os olhos da que serve o café, as pernas da que recolhe os livros na biblioteca... isto para não ir mais longe. A não ser que se entenda por comentário a benigna má-língua, até parece que elas não as apreciam, quando isso não é verdade. Sem preconceitos, posso dizer que já olhei para trás na rua, presa a um rosto feminino invulgarmente atraente, ou a uma cintura como gostava de ter, ou às mamas que nunca foram as minhas, nem quando amamentei. Claro que a subjectividade do conceito pode levar-me a olhar para alguém que outra qualquer acha absolutamente desinteressante.Tudo bem. Só não acredito na indiferença das mulheres perante a beleza feminina. Os meus parâmetros estéticos são obviamente só meus e até podem parecer por vezes estupidamente contraditórios, mas estão cá e não os nego. Como explicar que tenha por ideal de beleza feminina, ao mesmo tempo, figuras como Sophia Loren (linda de morrer!), Juliette Binoche, Isabella Rossellini,Ingrid Bergman e Inês de Medeiros? Sendo que uma figura como a da plástica Bárbara Guimarães não me diz nada, embora reconheça que esta está para Sophia Loren, como Juliette Binoche está para Catarina Furtado, que me é igualmente indiferente. Explica-se? Não. Portanto, não me peçam critérios. Sei apreciar mulheres, eu sei que sei, e pronto!
Nota: Esta reflexão vem a propósito de um Páginas Soltas com Inês de Medeiros. Resultado do confronto televisivo: 3-0 p'rá Inês. Sem hipóteses, Bárbara, desculpa...

7 comentários:

sonia disse...

Já fui alvo de críticas por parte das minhas colegas, por comentar a beleza de mulheres, ao invés do sexo oposto.
Entendo perfeitamente o que dizes, e também sou perfeitamente capaz de junto da minha cara metade, chamá-lo á atenção de alguma beleza no feminino que por nós passe. E veem-se tantas mulheres bonitas para alem dos acessórios das outras que se julgam apenas.
Todas os exemplos que deste fazem parte do que considero "beleza natural", sem muitos artefactos, sem acessórios para parecer mais bonita, são bonitas e pronto!

É bom ler e sentir que afinal, as mulheres são bem capazes de se caracterizar pela positiva, e saber agora com toda a certeza que não sou assim tão "fora do cumum", (ou seremos?)por falar do feminino em tom positivo.

Bom fim de semana.

Jolie disse...

É que há com cada uma... :p

Gostei das tuas escolhas, podiam ser muito bem as minhas. Gosto de olhares penetrantes e ares enigmáticos.

(ainda agora no noticiário da SIC, a propósito de um concurso para capa de revista que promoveram, vi curvas que já não vou voltar a ver no meu corpo... :p Fiquei eu mais atenta que o meu pazinho... deve ter ficado intimidado com a minha presença! hehehehe)

LP disse...

Entendo-te perfeitamente. Aprecio mulheres e prefiro as mesmas...

InêsN disse...

pois eu já disse ao meu gajo que a única mulher por quem o trocava era a angelina jolie...

(tem piada que o oposto também se verifica!)

;o)

ps - e gosto muito de observar mulheres bonitas...muito, mesmo!

AnaBond disse...

eu gosto de 'criticar' mulheres... e nem é pela negativa.

eu não acho graça nenhuma à Bárbara, muito menos depois de a ter visto pelo menos 3 vezes ao vivo e de ter visto que culta... bom, cala-te boca.

gosto muito das tuas escolhas e gosto de mulheres que mal dão nas vistas porque não têm o cabelo loiro ou uns olhos azuis, mas que têm algo que prendem... que hipnotizam... e muitas vezes partilho isso com o marido, que mal diz algo ao pé de mim, ahahahha

Raquel disse...

Excelentes escolhas as tuas...
Também sei muito bem ver quando uma mulher é bonita, do meu ponto de vista claro, e comento muitas vezes, quer o meu interlocutor seja feminino ou masculino.

Susie disse...

Eu junto-me ao clube. Também sempre soube admirar a beleza feminina e não tenho qualquer receio de o comentar com o meu gajo. Ele normalmente diz que são todas feias (é simpático, eu admito, mas um grande mentiroso). A única que ele acha mesmo linda é a Catarina. E eu também acho. Já a Barbie, não acho. É muito Barbie mesmo. Quanto às tuas escolhas concordo em absoluto com todas e também com a Angelina.