quarta-feira, outubro 18, 2006

TLEBS

É servido? Sabe o que é? Eu explico, num instantinho: "Terminologia Línguística para o Ensino Básico e Secundário". Entendido? Não? Ai isso agora é que é pior!... É que eu sei ainda tão pouco sobre o assunto, que não posso ajudar muito mais... Digamos, assim numa linguagem muito terra-a-terra, que expirou o prazo de validade de uma parte muito significativa dos termos e conceitos que a gramática tradicional me ensinou. A título de exemplo: as orações foram à vida e os complementos circunstanciais finaram-se. Os quantificadores são caloiros na morfologia e os nomes sofreram um upgrade que passa a ocupar na cabeça das crianças mais uns supérfluos bytes de memória. Percebeu? Não???!!! Eu também não, calha mal... Calha muito mal mesmo, porque sou eu que tenho de ensinar aos meus alunos aquilo que eu prória não domino! É o pânico instalado. Isso mesmo. Entendeu muito bem. Daqui para a frente, os professores de Português - língua materna para a maior parte dos nossos alunos (ainda...) - estarão a vomitar termos e conceitos que eles próprios não dominam.

Mas não é grave, continuamos longe do estado de calamidade. Afinal de contas, isto vai sendo tudo aferido ao longo dos anos - quiçá séculos, que a coisa não é nada simples! - e o que não estiver a pegar muito bem pode sempre ser ajeitado... como se os miúdos andassem na escola à experiência, a ver o que dá...

Ai não estava a par de nada disto? Ora então panique! Panique que eu já estou cansada de panicar sozinha e de ouvir dizer que o pânico nem se justifica... Não vale a pena? O seu filho ainda nem nasceu? Panique! Panique já, que isto promete!

Professor Lindley Cintra, Professor Celso Cunha, adeus. Tive muito gosto.

17 comentários:

nada disse...

Mas, então, não é dada formação(dessa tal TLEBS) aos professores de português?!...
É p'ra "panicar", mesmo!

InêsN disse...

nem sei que te dizer...

panicando!!

Joana disse...

Eu aqui panico só de pensar que qualquer dia nem sei falar a minha própria língua materna!
Imagino o pânico de, assim de repente, passares a ensinar uma língua "estrangeira" que desconheces... Mas não negues à partida uma língua que desconheces, coragem! ;)

Karla disse...

Quer portanto dizer que a gramática desses dois senhores está oficialmente desactualizada? Ai a minha vida... :( :( :(

Cool Mum disse...

Eu li algures que as mudanças só seriam significativas para alunos de Linguística e quejandos. Quer dizer que não? É mesmo para panicar...
Boa sorte!

ddm disse...

Estamos feitos!
Parece que deixei de saber falar a língua que sempre falei. :S

Panicando!!

Jolie disse...

Não panico porque ainda tenho uns anos, para chegar a altura dos meus filhos... até lá os professores já devem dominar isso... o problema é que por essa altura já devem haver um TLEBS novos! :p

Beijos

a mãe dos miúdos disse...

credo... medo!

Avozinha disse...

Vocês, profs de Português, andam sempre com essas invenções! (ironia...)
Nós cá, os de outras línguas, neste caso, Inglês e Alemão, não somos de modas: repetimos sempre substantivos, adjectivos, advérbios, etc.
Também a nós ninguém disse que nada tinha mudado!

Sónia e MI disse...

:|
Mas , mas ...
já me estou a sentir "apanicada" com aquilo que descreves... acho que vou esperar que a Maria me ensine alguma coisas.

Smas disse...

E eu aqui tão longe começo a panico porque depois não sei ensinar português ao meu filho. AI, a minha vida!
Olha, e há outra gramática indicada ou ainda é só versão experimental?

Anabela disse...

ai credo... fico tão assustada com estas coisas que me passam completamente ao lado!
será por estas (e por outas) que oa alunos que me chegam ao 1º ano da universidade não conseguem escrever um texto de 500 caracteres sem erros!?

Sophie disse...

Já ouvi falar.
:|
Então e nós, que não sendo professores, ainda pensávamos que sabíamos umas coisitas?

Estou a panicar, pronto!

Ana Rangel disse...

Cada vez pior, isto... :(

licas disse...

As coisas por estes lados não andam muito fáceis, pois não?! São as reformas, são as reformas...

Rita Coelho disse...

Francamente! É de mal a pior! Que país"zinho" da treta este nosso...

Vigorosa & Poderosa disse...

não precisa panicar
o que se passa é que a formação para profesores era para ter tido lugar faz dois anos.
há formação, só que devagarinho.
E a gramática do Celso Cunha continua a ser a que vale bem a pena ler. A nova terminologia só deu nomes ao que estava em notas de rodapé.